30/06/2014

Neemias part. 1


A forma de Neemias lidar com a oposição é fantástica (vou detalhar isso mais para frente), e também sua determinação, coragem, objetividade... Vamos por partes. Um pause aqui na situação: o individuo era copeiro do rei. Ele era um simples copeiro, mas não olhou para isso quando viu que sua cidade estava em ruínas e se dispôs a liderar a reconstrução dos muros! Não tinha nenhuma pretensão de se tornar governador, chefe de exército, não  buscava cargo algum, apenas queria fazer o que tinha de ser feito. O povo estava sofrendo, a obra precisava ser feita, havia muito a ser consertado.

Não olhou para nenhuma das suas impossibilidades : ele não era sequer construtor, era um simples copeiro (já disse isso?), servo do rei! Ele não era livre para ir e vir. Como, então, planejou algo tão ousado? Quando você lê o inicio do livro, percebe na oração que ele faz, que já está decidido a tomar uma providência, embora não diga qual é. Pede apenas que seja bem sucedido e alcance favor "perante este homem", mas não diz que homem. Ou seja, ele decidiu de uma maneira tão decidida (rs) que nem ao leitor ele informa! Ele simplesmente pede a ajuda de Deus e vai.

Que fé a desse homem! Ele sabe o que tem de ser feito, tem certeza do que tem de fazer, então não olha pra nenhuma dificuldade, para nenhuma impossibilidade e demonstra grande coragem ao falar com o rei. Imagina só, ele pede uma licença, para ir lá em Jerusalém reconstruir os muros! O rei poderia muito bem responder: "E eu com os muros de Jerusalém, Neemias? Fica na sua!" (Na linguagem da época, é claro... hahaha...) Mas olha só essa conversa:

"No ano vigésimo do rei Ataxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lhe dei; ora, eu nunca estivera triste diante dele. O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza de coração.Então, temi sobremaneira  lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tens as portas consumidas pelo fogo?".

Note que ele disse que temeu horrores, mas mesmo assim fala o que tem de falar. O temor que ele sentiu não o fez recuar, nem se quer hesitar. Ele enfrentou e disse o que tinha de dizer.


"Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se teu servo achar mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique."
Perceba como Neemias estava focado. Quando ele diz que orou ao Deus dos céus no meio da conversa, obviamente não interrompeu para ajoelhar, erguer as mãos ou fazer qualquer ritual religioso. Ele simplesmente falou com Deus (é bem provável que rapidamente) e respondeu ao rei. Isso mostra uma extrema dependência de Deus. Ele não responde confiando na capacidade dele de convencer o rei, simplesmente ora para ter a garantia de que a conversa terá bom resultado. Afinal de contas, ele tem um objetivo definido e uma fé definida. Depende 100% de Deus. Não tem como dá errado.


Tirado do blog Cristiane Cardoso

Aprendendo com Neemias:


  • Obra de Deus (Altar ou Átrio): 

Não se preocupe com  nenhuma posição, em obter benefícios. Preocupe-se com o que realmente deve-se preocupar: Faça a Obra de Deus! (desfazendo as obras do diabo); cuide do povo, pois o mesmo está sofrendo e precisa de cuidados; a Obra de Deus precisa ser executada por pessoas corajosas.


  • Adversidades:

Em meio a elas, não pense que não é capaz de vence-las, seja corajosa para dizer NÃO ao seu coração, seja determinada para trassar seus objetivos e seguir firme até a sua realização.


  • Confiança:

Deposite-a em Deus... Confie, confie e sempre confie. Faça como uma criança que joga-se nos braços de seu pai sem medo de cair.


  • Dependência:

Se for viver em dependência, que seja na de Deus! 
*
*
*
*
*
*
*
*
CONTINUA...


  

Nenhum comentário: