05/07/2014

Neemias FINAL.


“Porém, Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, quando o souberam, zombaram de nós e nos desprezaram, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém”
A estratégia é a mesma até hoje: Primeiro, os inimigos tentaram desanimá-los com zombaria e desprezo. Neemias, porém, ignorou a provocação, deixando claro quem era quem: Deus era quem faria aquela obra dar certo. O povo de Deus era quem trabalharia para executar a obra e os inimigos…bem, os inimigos não tinham parte, nem direito e nem memorial algum naquilo que eles estavam fazendo…em outras palavras, eles não tinham nada a ver com isso! A lição aqui é clara. Quando o desprezarem e zombarem de você, não fique sentindo ou sofrendo…você vê Neemias magoado, triste? Não! Seja firme, e racional: ok, eu estou fazendo o que tenho que fazer. Deus é comigo. E esse pessoal que está me criticando e zombando da minha fé não tem nada com a minha vida!” Pronto. Siga seu caminho. Lá foi Neemias faze o quê? O que ele sabia que tinha de ser feito. 
:-)

O segundo ataque veio no quarto capítulo:
“Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas? Estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra.”
Aqui a estratégia foi tentar plantar dúvida. Tentar fazer com que se sentissem fracos e questionassem se realmente conseguiriam terminar. É assim sempre que a gente tenta começar qualquer coisa. Consertar algo dentro da gente, reconstruir nossa vida, ajudar uma pessoa, fazer a obra, nascer de novo, ter um encontro com Deus, começar um trabalho importante, enfrentar um desafio, dar um passo significativo…sempre a estratégia do mal é tentar colocar dúvida. Porém, a reação de Neemias foi orar, passando a situação para Deus, dizendo que estavam sendo desprezados e que era para Deus cuidar disso, “pois te provocaram à ira, na presença dos que edificavam”. Percebe? Neemias não diz que eles o provocaram, mas que provocaram a Deus! Ele se tira da equação e deixa bem claro como vê as coisas: o que estava fazendo era para Deus, então qualquer coisa que fizessem contra ele, era, na verdade, contra Deus. Aí reafirmava a sua fé, que é o melhor antídoto contra a dúvida. A melhor arma contra a dúvida é a certeza. :-)
“Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, os arábios, os amonitas e os asdoditas que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados. Ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar contendas ali. Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite.”
Ai, sério mesmo que precisa de algum comentário aqui? É muito forte isso! Quando viram que as brechas estavam sendo fechadas, os inimigos se indignaram e planejaram o ataque! É o que acontece quando você dá continuidade ao que começou ali em cima, no meu outro exemplo.  A solução foi orar e montar guarda. Mas a pressão piorou, e Neemias colocou as famílias detrás dos muros e mandou que o povo lutasse por elas! Quando começaram a dar ouvidos às ameaças dos inimigos, Neemias os trouxe à realidade: adianta se desesperar? Adianta acreditar que seus inimigos são mais fortes? Vocês têm de lutar, têm coisas mais importantes para defender! Quando os inimigos souberam que os judeus estavam prontos para lutar, desistiram do combate. Uma postura passiva diante dos problemas faz com que eles se fortaleçam sobre você! A única chance é estar pronto para lutar.
Dali em diante, a vigilância foi total: Estavam sempre alertas, trabalhando, mas já com as armas prontas para o caso do ataque acontecer. A impressão que eu tenho é que aquela ameaça os fez trabalhar mais ainda! Olha a diferença de quem trabalha com um foco, um objetivo definido. De quem faz a obra sabendo onde quer chegar e com Quem pode contar.
Depois, no sexto capítulo, a estratégia mudou.
“Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém, intentavam fazer-me mal. Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta.”
Quando as brechas já estavam fechadas, eles quiseram atacar usando o medo. Primeiro, mandaram chamar Neemias, que percebeu que a intenção não era boa e disse que estava ocupado demais com a obra para dar atenção a ele :-D Olha que coisa linda! Quem está focado em fazer o que Deus já mostrou que tem de ser feito, usa a cabeça e não a emoção, então pensa: “peraí, eu tenho mais o que fazer”. Sim, seu tempo é limitado e precioso. O tempo que você gasta com alguém (uma pessoa ou uma situação, ou um pensamento…) que você sabe que lhe prejudica, poderia estar sendo gasto com a obra, com algo útil! Com aquilo que você sabe que deve ser feito. Então, se você está fazendo “grande obra”, vai deixá-la para perder tempo com algo ou alguém que quer lhe prejudicar?
Depois de insistir e receber sempre a mesma resposta, vieram com uma fofoca, ameaçando difamá-lo para o rei!!
“Então, Sambalate me enviou pela quinta vez o seu moço, o qual trazia na mão uma carta aberta, do teor seguinte: Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles, e puseste profetas para falarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei ouvirá isso, segundo essas palavras. Vem, pois, agora, e consultemos juntamente.”
Em vez de ficar triste, bravo, de tentar se defender, de ficar ofendido e alimentar aquela conversa, Neemias teve uma reação maravilhosa! Ele cortou o assunto! :-)
“Mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração é que o inventas”
E pronto! Acabou ali a resposta…rs… Simplesmente ignorou…acho que ele leu o post da Cristiane sobre como lidar com fofoca…rs… No versículo seguinte, ele fala da estratégia do mal para fazê-los parar e mostra sua confiança em Deus:
“Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos”
E essa foi a estratégia do inimigo quando as brechas já estavam fechadas: o medo. Só se conseguisse fazer com que Neemias ficasse com medo, encontraria espaço para atingi-lo. Ele deixa isso bem claro em um trecho um pouco mais adiante:
“Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu, assim, viesse a proceder e a pecar, para que tivessem motivo de me infamar e me vituperassem”
Alguém em quem Neemias confiava foi subornado para amedrontá-lo e levá-lo a fazer algo que não era permitido. Parecia que o cidadão só queria proteger Neemias da ameaça de morte, “entra aqui, entra aqui, porque eles estão vindo te matar”, querendo que ele fosse para o meio do templo. Ele fez de um jeito para não dar nem tempo de Neemias pensar! Fique atento quando as coisas acontecerem de uma maneira meio atropelada. Neemias só conseguiu pensar porque ele não se deixou levar pela emoção! E se o desespero empurra você a fugir, pare e diga como Neemias: “homem como eu fugiria?” Ah, e outra coisa: cuidado com os conselhos. Por isso a gente tem de estar no Espírito, para evitar cair nessas ciladas.
Antes que alguém me pergunte, explico o seguinte trecho do capítulo 13:
“Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos, nem para vós mesmos.”
A naturalidade com que ele narra isso me faz achar graça, mas tá, sei que é polêmico. Acabei de dizer da fé de Neemias e de como ele era racional e de repente ele espanca uns, arranca os cabelos de outros…rs… Mas se você ler toda a sequência, verá que Neemias teve de se ausentar (o rei se lembrou da existência dele e o mandou chamar, mas depois deu outra licença inexplicável…rs…) e na volta, encontrou um monte de pepinos! Teve de resolver um problema atrás do outro.
Quando encontrou esses caras casados com mulheres de povos inimigos, idólatras, cujos filhos nem falavam mais judaico, mas a língua dos inimigos, já estava sem paciência alguma. O povo já sabia da verdade, mas continuava errando! No tempo de Neemias não tinha o batismo com o Espírito Santo, domínio próprio, essas coisas. E de qualquer maneira, ele era um ser humano, né? Eu não apoio, mas diante desse contexto, sem o batismo com o Espírito Santo, entendo perfeitamente o fato de ele surtar e sair no braço com os mais teimosos. E também entendo o que ele fez com os móveis de Tobias (spoiler, spoiler…rs…) no mesmo capítulo. Não prejudicou em nada a imagem que eu tinha dele…rs… Neemias não era um supersanto, era um homem de fé, com quem Deus sabia que podia contar.
O livro é excelente, e se eu fosse você, iria ler agora, bem devagar, atentamente, meditando em cada trecho, tentando entender o máximo que puder. Assim como em nosso dia a dia, as ameaças estavam em toda parte, foi mesmo uma guerra psicológica, sem batalha física. Neemias dependia apenas de Deus, pois não sabia em quem confiar. Mas por ele ter confiado única e exclusivamente em Deus, com uma fé racional e prática e por se manter sempre na dependência dEle e agindo (pois ele nunca parou, sempre que via algo que deveria ser feito, ia lá e fazia), sem dar ouvidos ao medo, às ameaças e às dificuldades, teve energia para ir até o fim, Deus foi com Ele e absolutamente TODOS os planos do mal foram frustrados. É um exemplo para todos nós (fora a parte de arrancar os cabelos dos teimosos, por favor).
Retirado do Blog Cristiane Cardoso

PS: Meninas, resolvi compartilhar com vocês essas series (eu que dividir em series para não ficar muuuuito grande!) de post falando sobre Neemias, porque realmente ele é um grande exemplo para cada uma de nós; a maneira que ele agiu diante de seus complexos, do seu medo, diante de oposições, ele era focado, objetivado... Quando li este post escrito pela Vanessa Lampert , eu amei!!! Muito simples a maneira dela escrever, de explicar as coisas... Olha um dia vou escrever assim como ela...rsrsrs

APRENDENDO COM NEEMIAS:
Ps: Acho que nem preciso dizer mais nada. Se você leu por ler este post, com certeza não entendeu, não pegou o Espírito da mensagem; então leia novamente. Se você ainda não leu os primeiros posts falando sobre Neemias clique aqui aqui também
Deus abençoe a todas vocês, meninas!!! 

Nenhum comentário: